Em sua segunda edição, o Brasil Financial Summit, evento anual realizado pela Refinitiv (anteriormente conhecida como Thomson Reuters Financial & Risk), reúne os principais players da comunidade financeira e autoridades do País, acontece em meio à guerra comercial sem precedentes entre as duas maiores potências econômicas mundiais – Estados Unidos e China, cujo estopim está justamente na disputa pelo protagonismo na corrida tecnológica.
Como não poderia deixar de ser, a revolução trazida por novas tecnologias no mercado financeiro está no epicentro dos painéis do evento, que tem ainda como destaque os impactos da política no mercado em 2019.
Venha fazer parte desse seleto grupo da comunidade financeira do Brasil e registre-se hoje!
Secretário do Tesouro Nacional
Bacharel em economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo cursado Doutorado em políticas públicas no Massachusetts Institute of Technology (MIT), mas não defendeu a tese.
É Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, tendo assumido os seguintes cargos em Brasília: Coordenador-Geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica no Min. da Fazenda (1995-1997), Assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal (2005-2006) e Assessor Econômico do Senador Tasso Jereissati.
É funcionário de carreira do IPEA em Brasília, mas a partir de junho de 2014 passou a gozar de licença sem vencimento do instituto, interrompida, em maio de 2016, quando voltou ao IPEA e foi cedido para assumir o cargo de Secretário na Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria (SEFEL) do Ministério da Fazenda em Brasília. Desde abril de 2018 está no comando da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Economia.
Superintendente de Mesas e Vendas Especializadas na Tesouraria do Itaú BBA
André é atualmente responsável pelo atendimento aos clientes Corporate e Investment Banking. Seu time trabalha ativamente em conjunto com os clientes na busca das melhores soluções para operações de Derivativos, Câmbio, Captação e Empréstimos em moeda nacional e estrangeira.
Administrador formado pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, especializou-se em Finanças pela IBMEC. Está no mercado financeiro há 26 anos tendo trabalhado no BankBoston e Itaú Unibanco, na área de tesouraria e coordenando operações para grandes empresas.
Managing Director - Head of FIC Large Corporate Sales at Santander Brasil
Rafael possui ampla experiência bancária em diferentes produtos e setores. Iniciou sua carreira trabalhando com investidores estrangeiros que buscavam acessar diretamente o mercado brasileiro. Este relacionamento lhe permitiu gerenciar o relacionamento de bancos estrangeiros e outras instituições financeiras, especialmente de suas subsidiárias no Brasil.
Através de um programa de gerenciamento atuou na Espanha em com transações de Project and Aquisition Finance (originação, execução e organização) e em Londres na estruturação e transações de derivativos de taxas de venda para clientes corporativos. De volta ao Brasil passou a atuar como estruturador até ser nomeado para gerenciar a mesa de vendas da FIC focada em grandes clientes corporativos.
Head of Corporate Sales Desk - South America Rabobank International
Pós-graduado pelo ISCTE Instituto Universitario de Lisboa e Fundacao Getulio Vargas
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie
Dezenove anos em Mesa de operações dos bancos: Bank Boston, Banco ABN Amro, Banco Santander, Deutsche Bank (Head of FX Flow), Banco Votorantim (Head of FX Spot for FI and Corporates); Banco Rabobank International (Head of Corporate Sales Desk - South America)
Head of Brazil Global Market Corporate Sales - BNP Paribas
Sergio é responsável por cobrir clientes corporativos de FX, Rates and Commodities e gerenciar fluxo e vendas estruturadas. Ele trabalha há 14 anos no escritório do BNP Paribas São Paulo. Antes disso, ele trabalhou 5 anos no Citibank como vendas de FX. Sergio é formado em administração de empresas pela PUC Rio de Janeiro. Ele também possui um MBA em Finanças pelo IBMEC
FX Trading Specialist - Refinitiv
Gerente de tesouraria na Cosan
Adriano Ortega Carvalho é gerente de tesouraria da Cosan, fazendo parte da equipe de tesouraria desde junho de 2014. Mestre e bacharel em economia pelo Insper, antes de ingressar na Cosan, trabalhou por 5 anos como trader na mesa de tesouraria do Bradesco, focado na gestão de ativos e passivos. Anteriormente, Adriano atuou como analista de pesquisa de patrimônio no Unibanco.
Responsável desde 2015 pelas áreas de Finanças, Administração de Empresas e Supply Chain Mgmt na América Latina. Ambiente de crescimento geral na maioria dos países - alguns países focados (por exemplo, Argentina). Responsável por estabelecer a base da operação, unificando toda a zona e permitindo a transformação digital.
Gerente financeiro na Scania Group
Bacharel em Economia pela FAAP, pós graduado pela FGV, iniciou a carreira no Citibank, atuou como Controller das unidades de negócio Scania, geriu a controladoria, implementou projetos financeiros na América Latina e atualmente é gerente financeiro da Scania Latin America, responsável pelas soluções de tesouraria na região latino-americana, incluindo Banco Scania, Consórcio, Previdência e unidades comerciais LatAm.
Vasta experiência em tesouraria de grandes multinacionais. Atualmente lidera a tesouraria da Barry Callebaut no Brasil, multinacional Suíça maior processadora de cacau e produtora de chocolate de alta qualidade no mundo, sendo responsável pela gestão de caixa, exposição cambial, liquidez, gestão de working capital, câmbio e seguros. Graduado em Administração de Empresas, pós graduado em Finanças Corporativas e MBA Executivo em Finanças.
Head of Sales Refinitiv - Trading in Latin America
Estrategista-chefe da Eleven Financial
Especialista em Mercado de Capitais pela DePaul University (Kellstadt) em Chicago, IL, atua no desenvolvimento de modelos de gestão de risco e renda variável. Atuou em operações internacionais, logística e tesouraria, antes de ingressar na indústria de M&A. Durante mais de uma década, atuou ao lado de gestores de Private Equity, essencialmente em operações entre companhias brasileiras e internacionais. Tem mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, operações cambiais e macroeconomia. M.Sc. em Finanças Corporativas na Universidade de Liverpool.
SVP no Itaú BBA
Fernando M. Gonçalves possui doutorado em economia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, mestrado em Economia pela Fundação Getulio Vargas e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Antes de se juntar ao time do Itaú, Fernando foi chefe de Pesquisa Econômica da Vinci Partners, atuou em outras duas gestoras de recursos brasileiras – JGP e Ventor Investimentos – e foi economista do Fundo Monetário Internacional (FMI). Fernando também foi professor do Mestrado Profissional em Economia e Finanças da PUC-RJ em 2015 e 2016. Sua vasta experiência abrange a cobertura das economias brasileira e internacional, incluindo diversas apresentações e road shows para clientes institucionais. Atualmente ele é responsável pela área de Sell Side no time de pesquisa econômica do Itaú.
Economista-Chefe e Superintendente Executivo de Gestão de Renda Fixa e Crédito da Bradesco Asset Management
Marcelo é Doutor em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo. Atua no mercado desde 1999, possuindo experiência como economista na área de análise macroeconômica direcionada para o setor financeiro. Antes de ingressar na Bradesco Asset Management, trabalhou como economista no Banco Bradesco – Departamento de Estudos Econômicos, Banco Itaú e Boa Vista Interatlântico. Atualmente, Marcelo é responsável por toda a área de Macroeconomia e Gestão de Renda Fixa da Bradesco Asset Management.
Jornalista da Reuters
25 anos de atuação, cobrindo Macroeconomia em Brasília. Graduada em Comunicação e com mestrado em Ciências Políticas pela London School of Economics (LSE), já passou pelos mais importantes veículos de comunicação do país, atuando como coordenadora de Economia, correspondente em Londres e setorista do Banco Central em Brasília.
Head of Latin America - Refinitiv